Lou Mello
a
A Contribuição ética e bíblica.
Durante muitos anos tenho palestrado, planejado e dirigido programas de fundraising (também conhecido como captação de recursos, mas não exatamente igual e com implicação importante) em vários tipos de organizações sem fins lucrativos (de missões, igrejas a sindicatos, passando por Ongs, hospitais, escolas, clubes, etc.) e ajudado a formar profissionais em captação de recursos para projetos sem fins lucrativos, sempre priorizando o ensino sobre esse tema.
Em toda essa caminhada, parti da premissa bíblica favorável à contribuição. Utilizei dezenas de passagens bíblicas onde aparecem mandatos e exemplos do povo ofertando, de Deus mostrando o caminho da contribuição, Jesus referendando o ato e tantas outras passagens.
A razão para tanto vem da crença constante na Bíblia traz os primeiros e mais antigos registros relacionados à aparente contribuição onde há o ato divino e bíblico, antes de tudo.
Ensinei o caráter libertário da contribuição capaz de libertar o ser humano da rota da cobiça. Também embarquei na crença da contribuição como pressuposto da bênção e da vida feliz e percebi como as coisas não eram bem assim.
Ao longo da jornada, encontrei todo tipo de pessoas, Igrejas, instituições cristãs e organizações de vários tipos. A generalização sempre é perigosa e prefiro evitá-la. Entretanto, tenho observado a tendência da prática de muitos em usar a instituição como meio para o enriquecimento pessoal, sendo antiético e anti-bíblico, além de desonesto.
Confesso, antes de tudo, considerar a maioria das práticas relacionadas ao dinheiro proveniente de contribuições voluntárias, no meio eclesiástico ou fora dele, ações embasadas em mitos e interpretações equivocadas. O pior é perceber como essas falsas crenças produzem sentimentos de culpa nas pessoas. É ruim para elas, mas é ótimo para os falsos líderes. A culpa é a mola mestra do paganismo.
O mundo precisa seguir mudando e o desenvolvimento (comunicação e contribuições especialmente as de Deus) é fundamental nesse processo. Começa em cada um de nós e se expande para todos, tornando a vida muito melhor. Vale a pena.
Envie um e-mail me convidando para uma reunião sem compromisso. Você vai gostar e eu também, claro.
Lou Mello
LHM
São Paulo SP
louhmello@gmail.com